IMG_9921.JPG

Abeaço Esclarece Verdades e Mentiras sobre os Alimentos Enlatados

Oi gente!

No Encontro Gourmet ficamos sabendo mais sobre as verdades e mentiras dos produtos enlatados.

Tomate enlatado tem mais licopeno que a versão in natura e lata amassada não compromete a qualidade dos alimentos

A Abeaço (Associação Brasileira de Embalagem de Aço) participa do 3º Encontro Gourmet, maior evento que reúne blogs de gastronomia e empresas do setor no Brasil, com o papel de esclarecer informações sobre as verdades e mentiras dos alimentos enlatados. A associação quer aproveitar a ocasião para destacar que os produtos em lata de aço oferecem praticidade, sabor e podem ser incluídos numa alimentação saudável.

Uma das tarefas da Abeaço é reiterar que lata amassada não compromete a qualidade dos alimentos, que os enlatados não levam conservantes e aditivos químicos, entre outras informações que ainda são novidades para muitos consumidores.

Segundo Thais Fagury, engenheira de alimentos da Abeaço, com a evolução da tecnologia para embalagens, a lata de aço se tornou mais resistente, prática e segura. “Entre milhares de novos atributos desenvolvidos, dois merecem ser citados: o sistema de abertura e fechamento, facilitando o envase e o armazenamento de alimentos após abertos, e a criação da película interna flexível, que acompanha a deformação da embalagem e protege o conteúdo mesmo em caso de amassamento”, conta Thais.

Outra vantagem que merece destaque é que os alimentos envasados na lata de aço têm seu sabor e suas propriedades nutricionais preservadas por mais tempo sem necessidade de refrigeração, que contribui para economia de energia. A embalagem bloqueia a incidência de luz e oxigênio, fatores que aceleram a degradação do conteúdo e, por isso, conserva o produto por mais tempo na prateleira ou em casa.

“O 3º Encontro Gourmet é uma ótima oportunidade para tirar dúvidas de formadores de opinião sobre os alimentos enlatados e ressaltar a saudabilidade que eles oferecem”, explica a engenheira de alimentos.

Para servir os participantes a associação montou um cardápio com receitas doces, como a Torta de Ricota, e salgadas, como a Pizza de Sardinha e Quibe com Legumes, feitas com enlatados práticos, saudáveis e com excelente valor nutricional.

Conheça algumas verdades e mentiras sobre os alimentos enlatados e as latas de aço:

1 – Embalagem de aço é a melhor opção para o envase de azeite
Verdade. Uma pesquisa da Unicamp provou que a lata de aço é a melhor opção de embalagem para preservar o azeite e suas propriedades nutricionais. Diferente das outras embalagens transparentes, a lata de aço bloqueia a incidência de luz e oxigênio, fatores que aceleram a oxidação do produto e comprometem a qualidade e sabor.

2 – Alimentos enlatados são opções saudáveis
Verdade. Os alimentos envasados em latas de aço não só são saudáveis como, em alguns casos, têm melhor valor nutricional que sua versão in natura. A lata preserva naturalmente o sabor e todas as propriedades nutricionais dos alimentos, sem necessidade de conservantes ou aditivos químicos. Além disso, seu processo de fabricação destrói totalmente os micro-organismos e elimina em 99% os resíduos de pesticidas.

3 – Os produtos ficam protegidos na lata de aço
Verdade. A lata de aço impede o contato dos alimentos com a luz e o oxigênio que deterioram as propriedades dos alimentos, acelerando reações químicas e alterando, por exemplo, seu sabor, cor e consistência.

4 – Lata amassada compromete a qualidade dos alimentos
Mentira. Mesmo se a lata estiver amassada não há problema algum em consumir o alimento, pois as embalagens são revestidas por uma película protetora flexível que resiste às deformações. Porém não devemos consumir latas perfuradas ou estufadas, pois indica reações químicas inadequadas para o consumo.

5 – Latas enferrujadas podem causar tétano
Depende. A ferrugem faz parte do processo natural da degradação do aço que sozinha não faz mal a saúde. Já o tétano é uma doença causada por micro-organismo que pode estar em muitas superfícies, principalmente no solo. Ou seja, qualquer material desde que esteja contaminado pode causar tétano ou qualquer outra doença.

6 – Tomate em lata tem mais licopeno do que o tomate in natura
Verdade. O tomate enlatado possui três vezes mais licopeno do que o tomate tradicional, devido ao seu processo de cozimento dentro da própria lata. Estudos comprovam que o nosso organismo absorve melhor o licopeno quando exposto ao cozimento, ou seja, o calor aumenta a biodisponibilidade da substância, tornando-a mais presente do que nos tomates frescos.

7 – Milho cozido em casa é menos calórico do que o milho enlatado
Mentira. O milho enlatado é 40% menos calórico do que o milho cozido em casa.

8 – Os alimentos enlatados são econômicos
Verdade. Os alimentos enlatados oferecem melhor custo-benefício, são saborosos, nutritivos e permanecem preservados por mais tempo, evitando desperdícios. Além disso, com enlatados você não gasta energia para armazenar os alimentos, pois eles não precisam de refrigeração.

9 – Feijoada enlatada possui mais calorias do que a feijoada tradicional
Mentira. Feijoada em lata é 30% mais leve do que a feijoada tradicional.

10 – Alimentos enlatados não causam botulismo
Verdade. O bolutilismo não está relacionado à embalagem. É uma forma de intoxicação alimentar rara, mas potencialmente fatal, causada por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum presente no solo e em alimentos contaminados e mal conservados, geralmente a doença está atrelada ao consumo de conservsa caseiras.

Sobre a ABEAÇO
A Associação Brasileira de Embalagem de Aço foi criada, em maio de 2003, com o objetivo de fortalecer a imagem da embalagem de aço, além de dar suporte técnico e mercadológico aos seus fabricantes. A entidade, sem fins lucrativos, investe e apoia iniciativas de gestão ambiental, sobretudo quando associadas a finalidade social e aproxima os interesses de toda a cadeia produtiva. A instituição soma esforços para fomentar pesquisas, desenvolver campanhas de esclarecimento, participar de eventos e divulgar as características das latas de aço.
Hoje, a Associação reúne empresas do setor interagindo intensamente com entidades empresariais, fabricantes de embalagens, organizações ambientalistas e o governo.

Saiba mais sobre a ABEAÇO acessando o site www.abeaco.org.br
Acompanhe as novidades sobre as latas de aço:
http://twitter.com/latadeaco ou www.facebook.com/AbeacoBrasil
Instagram #amolatadeaço

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *