IMG_8348-0.JPG

Queijos: o que é verdade e o que é mito?

IMG_8349.JPGHá evidências da fabricação de queijo que remontam ao ano 2800 a.C., mas a descoberta do queijo teria sido o resultado de um acidente afortunado. Hoje, cerca de 5.000 anos depois, o mundo inteiro faz queijo e com todos os tipos de leite. Embora o leite tenha mais ou menos o mesmo gosto em toda parte, a diversidade de texturas, sabores e aromas dos queijos é quase infinita, por isso, é possível fazer qualquer tipo de queijo em qualquer lugar do mundo.
O tamanho, a forma e o leite de um queijo têm sido determinados por fatores externos muito diversos, como acontecimentos históricos, séculos de experimentação, ordens religiosas e o terreno, visto que as nuanças de textura e sabor são influenciadas pelas matérias primas, ou seja, tipo e raça do animal, solo, pastos, clima e microclima, bem como pela inventividade do queijeiro.
Cada país produtor de queijo tem seu próprio sistema para identificar queijos, usando termos como frescos, macios, firmes, semiduro e duros e, devido a grande variedade, algumas histórias são criadas. Pensando nisso, a Allfood listou as seguintes histórias que nos são contadas e colocamos o que é mito e o que é verdade:

1. Os queijos mofados têm sabor mais forte, dizem que fazem bem a saúde. Verdade, eles são ricos na roquefortina, que combate algumas bactérias e ajuda na ação inflamatória do organismo.

IMG_8348.JPGOs queijos são ricos em cálcio, vitaminas, proteínas e nutrientes. Verdade, eles são ricos nessas propriedades.
Pessoas que ingerem mais queijos e laticínios têm menor peso, perfil lipídico, e menor risco cardiovascular? Verdade, o perfil lipídico mostra a quantidade de gordura no sangue, por isso, o queijo ajuda a controlar o colesterol ruim. Na França, país que tem os melhores queijos e maior consumo deste produto, foi realizado um estudo que mostra a diminuição do risco de enfarto.
Queijo engorda? Mito, pois o queijo sozinho não engorda, o que engorda é a quantidade que é ingerida.
Os queijos amarelos são mais gordurosos que os brancos? Mito, o queijo gorgonzola é o mais gorduroso que tem, e ele é um queijo claro (branco).
Queijo leva tanto leite que tem mais cálcio do que o próprio leite? Verdade, o queijo tem mais cálcio que o leite, porque para fazer 1 Kg de queijo se usa 10 litros de leite, então o resultado é um alimento mais concentrado do que o nutriente.
Lugar de guardar queijo é na geladeira? Mito, pois depende do queijo. O queijo de massa macia, firme, semidura ou fatiados é na geladeira. Queijos duros e alguns semiduros devem ficar fora da geladeira, eles devem ser embrulhados em um pano úmido.
Dica: ao guardar os queijos na geladeira, coloque-os em saquinhos separados.
Queijo tem prazo de validade? Mito, a indústria tem que colocar prazo de validade por exigência do Ministério da Agricultura, mas queijo não tem prazo definido de validade. Ele mantem suas características por um determinado tempo, é só observar a aparência dele, independentemente da data expressa na embalagem.
O queijo mais rico em gordura é o Gorgonzola? Verdade, em uma escala de cinco tipos de queijos, o gorgonzola fica em primeiro, em seguida estão o parmesão, provolone, cheddar e prato.
O queijo que tem maior quantidade de sódio também é o gorgonzola. Mito, por ser mais gorduroso não significa que ele é rico em sal. Em primeiro lugar, está o provolone, logo depois vem o parmesão, gorgonzola, cheddar e prato.

Com tantas informações sobre queijos, é possível analisar o caráter básico do queijo, a intensidade do sabor, qualidade, aroma e textura. Aproveite e escolha um para se deliciar.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *