IMG_0295-0.jpg

Manteiga Clarificada ou Ghee

  
Oi gente!

Quando fiz meu curso lá no Le Cordon Bleu, uma das primeiras coisas que eles ensinaram foi como fazer manteiga clarificada (beurre clarifié na França e Ghee na Índia). Não me lembro tudo o que falaram sobre isso (já se passaram 15 anos…afe!) mas lembro que retirávamos todas as impurezas da manteiga e usávamos muito porque ela suporta altas temperaturas.

Nunca esqueci como fazer mas confesso que tenho um pouco de preguiça de preparar. Mas dá para fazer bastante e guardar. Li que não precisa ir à geladeira mas prefiro colocar.

Podemos usar essa manteiga no pão e no lugar do azeite na frigideira para o preparo de carnes, frango, peixe, batata…

Antes da receita, umas informações que peguei no ahau.org para ficar mais fácil de entender:

“É o óleo purificado da manteiga, onde toda a água e os elementos sólidos e toxinas da gordura do leite e lactose são completamente removidos. Embora seja inteiramente preparado a partir da manteiga, suas propriedades, de acordo com a ayurveda, diferem muito da manteiga em si. Quando o ghee é preparado através do método tradicional de aquecimento e coação, toda a água é evaporada e os elementos sólidos da gordura do leite são completamente removidos. O resultado é um óleo dourado e brilhantemente transparente que não fica rançoso. Este é o ouro líquido que aparece nas antigas escrituras indianas. E este é o ghee que encontrará um lugar em todos os alimentos que você preparar.

O ghee preparado adequadamente apresenta as seguintes qualidades: não contém sal, não contém lactose, não produz fumaça em temperaturas altas, não necessita de refrigeração. É utilizado por naturopatas em diversas culturas, que extraem seus poderes curativos e rejuvenescedores. E para aqueles com alergias graves a laticínios, é uma parte integral da dieta com alto grau de restrição.”

Bora fazer?

Ingredientes:

1 tablete de manteiga sem sal

Como Fazer:

Tanto faz cortar a manteiga em pedaços ou deixar inteira. Aqui cortei mas prefiro fazer com ela inteira.

Coloque a manteiga em uma panelinha e leve ao fogo bem baixo. Lá na escola eles diziam que poderia também ser feito em banho-maria. 

   
Quando derreter, desligue o fogo. Você notará uma espuma e é ela que temos que retirar completamente. 

 Passe o líquido amarelo para um vidro com cuidado até você perceber um “leitinho” no final da panela (foto abaixo). Esse “leitinho” também será descartado. 

   

2 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *