As famosas Trufas que não são as de chocolate
Toda vez que você ouve falar em trufas automaticamente pensa naqueles deliciosos chocolates? Então você precisa ler este post.
Trufa é um fungo subterrâneo, que tem sabor e aroma agradáveis.
São cogumelos que nascem embaixo da terra, nas proximidades de raízes de carvalhos e castanheiras, e são utilizados na alta gastronomia.
Os Gregos e os Romanos atribuíam-lhes poderes curativos e afrodisíacos, hoje em dia, são vistas como o apogeu da cozinha internacional, reverenciadas por gourmets em todo o mundo.
Seu cheiro tem sido descrito como semelhante ao de nozes ou sementes de girassol fritos.
Têm um odor pungente e intenso e dão um sabor único aos alimentos , são principalmente usados em: Massas, risotos e carnes.
Como as trufas são fungos que crescem dentro da terra, a colheita é chamada de caça. Isso ocorre, pois o olfato do homem não é capaz de detectar o aroma e a presença dos tubérculos, ao contrário dos animais. São eles os grandes responsáveis por achar as iguarias e apontar o local correto. Durante o século XVI, as porcas, animais de olfato muito apurado, eram as responsáveis por encontrar o fungo.
Desde pequenas, as porquinhas eram acostumadas ao cheiro e sabor do fungo, pois o suco de trufa era esfregado nas tetas da mãe. Desta forma, quando mamavam, as porquinhas já sentiam o odor e o sabor da iguaria, o que facilitaria a caça quando já estivessem adultas. Porém, por mais que fossem animais inteligentes e de faro apurado, elas também acabavam por comer as trufas que achavam. Hoje em dia acredita-se que a trufa possua um odor similar ao feromônio dos porcos que atrai a fêmea. Para resolver o problema, muitos caçadores optaram por utilizar cães na busca pelas trufas. Atualmente, são os cachorros que acompanham os donos durante a caçada.
Leave a Reply
Want to join the discussion?Feel free to contribute!