União celebra 105 anos com lançamentos e nova campanha
Embalagem em estilo vintage e ampliação da linha de especialidades culinárias são algumas das novidades
Há 105 anos, União é a marca mais vendida de açúcar do Brasil e faz parte do cotidiano das famílias, adoçando suas bebidas e as tradicionais receitas de doces e sobremesas. Esta liderança é o resultado de uma história de pioneirismo, comprometimento com a qualidade de seus produtos e de respeito pelo consumidor.
Primeira a lançar uma cozinha experimental no país, União conta, desde 1957, com profissionais que testam e criam receitas. O trabalho da Cozinha Experimental União resultou em mais de 30 coleções de livros de receitas, muitas delas desenvolvidas em parceria com consumidores. A primeira foi lançada em 1960, e a última neste ano, distribuída através do catálogo da Avon. Atualmente a marca aposta na presença digital, além dos clássicos livros que foram disponibilizados online, oferece ampla base de receitas no site da marca e conta com canal no Youtube, blog e página no Facebook.
Para celebrar a proximidade da marca com seus consumidores, União aposta em uma nova identidade visual. União representa família, emoção e calor, uma marca presente e próxima da família brasileira por várias gerações. “Alterar uma marca tão icônica nunca é fácil, mas União tem a obrigação de se reinventar e manter a sua identidade pioneira. Por isso, tivemos um grande cuidado e estudamos junto aos consumidores uma proposta que respeite a essência da marca e presença no dia a dia dos brasileiros. Ao utilizar letras minúsculas, conseguimos traduzir a relação de simplicidade e proximidade que a marca construiu ao longo de seus 105 anos”, comenta Christina Larroudé, gerente de marketing de União.
Embalagens Vintage
União tem orgulho de sua trajetória e da presença na vida de seus consumidores. Para celebrar os 105 anos, a marca lança em novembro três embalagens comemorativas, em edição limitada. “São poucas as marcas que podem revisitar o passado sem correr o risco de serem percebidas como velhas ou ultrapassadas. Nesta edição, União brinca com a tendência vintage, trazendo um ícone da sua história: a embalagem de papel. Colecionáveis, trazem ilustrações exclusivas, que representam deliciosos momentos com aqueles que amamos: uma sobremesa especial, um doce em família e um bolo preparado com muito carinho”, completa Christina.
União Por Um Mundo Mais Doce
Esta história dá o aval para que União continue evoluindo a sua proposta de marca. União acredita que por meio de pequenos gestos, é possível fazer grande diferença no dia a dia das pessoas. E que é através da união de pessoas, propósitos e momentos que o mundo pode ser melhor, mais doce.
Dentro deste conceito a marca lança sua nova campanha intitulada de Doces Notícias. A nova comunicação terá como propósito estimular as boas notícias. “Receber e dar uma boa notícia é sempre prazeroso, acompanhado de um doce esse momento fica ainda mais especial. Queremos recuperar a prática de pontuar pequenos momentos felizes do dia a dia com aquele doce que todo mundo adora. Para isto, desenvolvemos uma série de vídeos-documentários com histórias de vida real, em que uma Doce Notícia fica ainda mais doce e inesquecível pela forma especial que é entregue: Um lindo doce, com a mensagem escrita em seu topo. Nosso objetivo é convocar nossos consumidores a transformar o mundo em um lugar com momentos e lembranças muito mais doces”, reforça Christina.
A campanha foi desenvolvida pela Leo Burnett e conta com mídia de TV aberta, Youtube, Facebook e forte apoio de mídias digitais. E com conteúdo especial no site www.ciauniao.com.br/docesnoticias
Lançamento do União Impalpável
A busca constante pela proximidade com o consumidor e a atenção às necessidades que eles expressam é ferramenta importante de pesquisa e inovação para a marca. Vai além da comunicação e posicionamento pois também norteia o desenvolvimento de produtos. Por meio das redes sociais, SAC e pesquisas de mercado, União identificou junto a seu público a necessidade de maior sofisticação na finalização de seus doces.
De olho nesta tendência, União complementa seu portfólio, que atualmente conta com nove tipos diferentes de açúcar, com o União Impalpável. Ideal para pasta americana e polvilhamento, é mais fino e leva amido de milho não-transgênico em sua composição. Por isso, garante menor absorção de umidade, permitindo uma pasta firme, e doces que não ficam melados.
“Atualmente o mercado gastronômico está em franca ascensão e a confeitaria é uma área de destaque. Hoje é possível assistir a dezenas de programas de televisão voltados para o preparo de receitas, destinos gastronômicos e competições culinárias. Além disso, o consumidor busca cada vez mais conhecimento sobre o tema e vemos grande interesse no universo gourmet e o crescimento dos foodies (apreciadores de culinária e gastronomia) que estão sempre atentos às novidades gastronômicas. União já é referência em açúcar e disponibiliza ingredientes para quem quer executar doces com qualidade superior. Ao trazermos o impalpável para nosso portfólio oferecemos mais uma opção para nossos consumidores prepararem suas receitas”, reforça a executiva.Sobre a Camil Alimentos:
Uma das maiores empresas de alimentos da América Latina, a Camil iniciou sua trajetória no mercado nacional em 1963. Atualmente, conta com portfólio de marcas top of mind em seus segmentos no Brasil e em outros quatro países da América do Sul. São elas: Camil, Coqueiro, União (Brasil), Saman (Uruguai), Tucapel (Chile), Costeño (Peru) e La Loma (Argentina). Com uma equipe de aproximadamente 6.500 colaboradores nos países em que atua, o grupo conta com 34 unidades e exporta para mais de 50 países.
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