Manteiga Clarificada ou Ghee
Quando fiz meu curso lá no Le Cordon Bleu, uma das primeiras coisas que eles ensinaram foi como fazer manteiga clarificada (beurre clarifié na França e Ghee na Índia). Não me lembro tudo o que falaram sobre isso (já se passaram 15 anos…afe!) mas lembro que retirávamos todas as impurezas da manteiga e usávamos muito porque ela suporta altas temperaturas.
Nunca esqueci como fazer mas confesso que tenho um pouco de preguiça de preparar. Mas dá para fazer bastante e guardar. Li que não precisa ir à geladeira mas prefiro colocar.
Podemos usar essa manteiga no pão e no lugar do azeite na frigideira para o preparo de carnes, frango, peixe, batata…
Antes da receita, umas informações que peguei no ahau.org para ficar mais fácil de entender:
“É o óleo purificado da manteiga, onde toda a água e os elementos sólidos e toxinas da gordura do leite e lactose são completamente removidos. Embora seja inteiramente preparado a partir da manteiga, suas propriedades, de acordo com a ayurveda, diferem muito da manteiga em si. Quando o ghee é preparado através do método tradicional de aquecimento e coação, toda a água é evaporada e os elementos sólidos da gordura do leite são completamente removidos. O resultado é um óleo dourado e brilhantemente transparente que não fica rançoso. Este é o ouro líquido que aparece nas antigas escrituras indianas. E este é o ghee que encontrará um lugar em todos os alimentos que você preparar.
O ghee preparado adequadamente apresenta as seguintes qualidades: não contém sal, não contém lactose, não produz fumaça em temperaturas altas, não necessita de refrigeração. É utilizado por naturopatas em diversas culturas, que extraem seus poderes curativos e rejuvenescedores. E para aqueles com alergias graves a laticínios, é uma parte integral da dieta com alto grau de restrição.”
Bora fazer?
Ingredientes:
1 tablete de manteiga sem sal
Como Fazer:
Tanto faz cortar a manteiga em pedaços ou deixar inteira. Aqui cortei mas prefiro fazer com ela inteira.
Coloque a manteiga em uma panelinha e leve ao fogo bem baixo. Lá na escola eles diziam que poderia também ser feito em banho-maria.
Quando derreter, desligue o fogo. Você notará uma espuma e é ela que temos que retirar completamente.
Passe o líquido amarelo para um vidro com cuidado até você perceber um “leitinho” no final da panela (foto abaixo). Esse “leitinho” também será descartado.
Adorei a dica! Vou fazer!! Bom dia e excelente sexta para você!! 😘
Obrigada Carla! Pra vc também! Bjo