Quindão


Oi gente!

Quando eu era mais nova, fazia um quindão clarinho, com cara de doente, rs. É que a receita que deram para minha mãe levava os ovos inteiros. Mesmo sabendo que a maioria das receitas levavam só gemas, eu continuava fazendo e morria de vontade de colocar corante, hahaha.

Outro dia testei essa receita da Rita Lobo, dona do site Panelinha e gente, é incrível como todas as receitas dela dão certo, rsrsrs. Adoro!

Ingredientes:

200 g de manteiga 

1 1/2 xícara (chá) de açúcar 

50 g de coco ralado

9 gemas 

1 ovo 

manteiga para untar (usei açúcar também)

Como Fazer:

Preaqueça o forno a 150ºC (temperatura baixa). Unte uma fôrma com furo no meio, espalhando um pouco de manteiga com um pedaço de papel-toalha para ficar bem uniforme. Numa leiteira, coloque água e leve ao fogo médio para ferver.

Numa tigela refratária, derreta a manteiga em banho-maria. Reserve.
Separe as gemas das claras. 

Na tigela com as gemas, junte o açúcar, o coco e o ovo e misture muito bem com uma colher. Acrescente a manteiga derretida e misture até ficar homogêneo. Transfira o creme para a fôrma untada.

O quindão irá assar em banho-maria. Para isso, coloque a fôrma dentro de uma assadeira. Leve a assadeira ao forno preaquecido e, só então, coloque a água fervendo, com cuidado para não respingar no creme. Deixe assar por 3 horas.
Retire do forno e deixe esfriar por 2 horas fora da geladeira. Para desenformar, coloque um prato sobre a fôrma e vire de uma vez. Se o quindão não soltar, dê uma giradinha na fôrma, segurando o prato. Sirva frio.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *