Pesto de Tomate Seco

Oi gentemmmm!!!

Sei que ando sumida daqui e peço desculpas, mas é que os “passo a passo” no InstaStories estão roubando todo meu tempo, rs.

Bom, aprendi essa receita há 20 anos em um livro meu do Cordon Bleu, mas como nunca faço e também não trouxe o livro quando me mudei para o Panamá, tive que recorrer às quantidades de uma receita que achei aqui.

Eu não resisti quando vi um saco de pinoli no mercado e comprei, mas aí no Brasil é caro demais e você pode substituí-lo por nozes, amêndoas ou castanha de caju.

Eu tostei eles porque onde eu os conheci, também há 20 anos, todo mundo tostava, mas já vi várias receitas que não fazem isso.

Tem quem acrescente alcaparras, azeitonas, etc…faça a seu gosto.

Esse pesto pode ser feito com antecedência, pode ser guardado na geladeira por até 10 dias e você pode usá-lo em massas, pães, frango…onde quiser.

Bjo e bom apetite!

Ingredientes:

1 xícara de chá de tomate seco

1 xícara de chá de manjericão lavado e seco

1/4 de xícara de chá de pinoli

1/3 de xícara de chá de parmesão ralado

3 dentes de alho

1/3 de xícara de chá de do azeite do tomate

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Como Fazer:

Em uma frigideira, aqueça um fio de azeite e toste rapidamente o pinoli. Transfira para um prato com papel toalha e deixe esfriar um pouco.

Em um processador, coloque todos os ingredientes (cuidado com o sal, eu prefiro colocar depois que estiver batido) menos o azeite.

Bata tudo adicionando o azeite aos poucos. Se for necessário, acrescente mais azeite até que fique na consistência que você deseja. Pare o processador, raspe as laterais e bata novamente.

Ajuste sal e pimenta-do-reino.

Se não for usar na hora, guarde em um vidro na geladeira.

5 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *