O Melhor Brigadeirão


Oi gente!

Depois que experimentei essa receita da Rita Lobo, nunca mais fiz outra. É boa demais!

Bjo e bom apetite!

Ingredientes:

2 latas de leite condensado (395 g cada)

¾ xícara (chá) de chocolate em pó 

2 ½ xícara (chá) de leite 

6 ovos 

2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente

manteiga e açúcar para untar e polvilhar a fôrma

Modo de Preparo:


Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga uma fôrma para pudim de 22 cm de diâmetro. Polvilhe com açúcar, chacoalhe para espalhar e bata sobre a pia para retirar o excesso.

Preencha uma panela pequena com água e leve ao fogo médio para ferver – ela vai ser usada para o banho-maria. Enquanto isso, prepare a massa do brigadeirão.
No copo do liquidificador coloque o leite condensado, o chocolate em pó, o leite e a manteiga. Numa tigelinha separada, quebre um ovo de cada vez e transfira para o copo do liquidificador – se um estiver estragado você não perde toda a receita. Bata bem até ficar liso e dissolver todo o chocolate.
Transfira a massa do brigadeirão para a fôrma untada. Coloque a fôrma dentro de uma assadeira e leve ao forno. Antes de fechar a porta do forno, preencha o fundo da assadeira com a água fervente – assim você não corre o risco de derramar e se queimar. 
Deixe o brigadeirão assar em banho-maria por cerca de 1 hora até firmar. Atenção para o ponto: toque delicadamente a superfície do brigadeirão com as pontas dos dedos, ele deve soltar das laterais e estar firme apenas na superfície, mas ainda macio por dentro, assim como um pudim.

Retire o brigadeirão do forno e deixe amornar por cerca de 20 minutos. Leve para a geladeira e deixe firmar por pelo menos 2 horas antes de desenformar. 

Para desenformar: passe a ponta de uma faquinha pela lateral de toda a superfície do brigadeirão – apenas para ajudar a soltar. Cubra a fôrma com um prato e vire de uma só vez.
Obs.: se preferir, desenforme o brigadeirão com antecedência e deixe na geladeira até a hora de servir.

10 replies
  1. Angela Medaber
    Angela Medaber says:

    Genteeeee isso era a receita preferida da infância, e como esqueci disso? Só vc para trazer devolva minhas memórias afetivas! Obg Lela ❤️

    Reply

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *