20140729-195358-71638432.jpg

Pudim de Leite Condensado Cremoso sem Furinhos

20140729-194051-70851700.jpgOi gente!

Já ouvi muito falar da loja especializada em pudins, “Fôrma de Pudim”, mas confesso que nunca fui experimentar.
Passeando em uma livraria, achei o livro da chef patissier Daniela Aliperti, proprietária da loja. O livro chama-se “O Livro do Pudim” e aqui em casa os doces estão fazendo o maior sucesso!
Já teve até quem disse: “Nossa! O melhor pudim que já comi!”.

Bjs e bom apetite!

Ingredientes da Base:
1 lata de leite condensado
450ml de leite integral
1 colher de café de essência de baunilha (opcional)
2 ovos
4 gemas

Ingredietes da Calda de Caramelo:
150g de açúcar
Água suficiente para molhá-lo

Como Fazer a Base:
Em uma tigela, misture manualmente o leite condensado com o leite integral e a baunilha. Em outro recipiente, bata os ovos e as gemas com um fouet, até a mistura ficar homogênea. Adicione à mistura anterior. Coe e reserve.

Como Fazer a Calda de Caramelo:
Ponha o açúcar em uma panela e adicione água suficiente para molhá-lo. Mexa antes de ligar o fogo, para uniformizar a mistura, e limpe as paredes da forma com um pincel molhado para evitar a formação de cristais. Cozinhe, sem mexer, até se transformar em caramelo.

Cozimento:
Preaqueça o forno a 150 graus. Adicione a base do pudim à forma com caramelo. Cubra com papel alumínio para evitar que a superfície do doce fique queimada e cozinhe em banho-maria no forno por 1 hora a 1 h e 30 minutos ou até que o centro do pudim esteja firme.

20140729-195552-71752036.jpg

22 replies
  1. Juliana
    Juliana says:

    Estou testando a receita, pois acredito que existe uma tecnica para um bom classico… mas o meu ja esta mais de duas horas de forno e nada!

    Reply
    • Jantinha de Hoje
      Jantinha de Hoje says:

      Nossa Jú! Que estranho. Faço essa receita há anos desde que comprei o livro e nunca aconteceu comigo. No máximo 1 hora e 30 min de forno. Todo mundo que fez me disse que deu certo. Vc colocou a água do banho maria quente?

      Reply
      • Juliana
        Juliana says:

        Eu diz na marca, é a primeira ve que fiz ele desta forma, a receita da minha mae vai no liquidificador e ela acelera o processo com o amido, acho que na vdd esta pronto, so estranhei a consistencia, mas acabei de colocar a faca e saiu limpa.

        Reply
        • Jantinha de Hoje
          Jantinha de Hoje says:

          Espero que tenha dado certo e que vc tenha gostado. Aqui em casa somos apaixonados por esse e nunca mais fiz outro. Bjo

          Reply
  2. Camilla
    Camilla says:

    Parabéns pelo site, é uma DELÍCIA! Testei essa receita, ficou sem furinhos \o/ mas mesmo depois de 2 horas de forno e ficar bastante tempo na geladeira ainda fica BEM mole, com consistência de flan 🙁
    O que pode ser?
    Bjos

    Reply
    • Jantinha de Hoje
      Jantinha de Hoje says:

      Fico muito feliz Camilla. Sinceramente eu não sei te dizer. No meu forno não leva 2 horas e fica com uma consistência muito boa. Tô achando estranho…mas realmente não sei.

      Reply
        • Jantinha de Hoje
          Jantinha de Hoje says:

          Oi Jú! Eu dobrei uma vez só e sinceramente não me lembro pq já faz uns 3 anos e não foi nem no meu forno. O melhor é colocar um timer para 1:20 e depois disso ficar de olho. Eu costumo espetar o palito mas tiro do forno um pouco antes do palito sair completamente limpo e deixo na geladeira de um dia para outro. Com o tempo a gente vai pegando o jeito, rs. Bjo

          Reply
  3. Juliana
    Juliana says:

    Voltei para dizer…. eu conclui que nunca tinha comido um pudim antes!!
    Pois conheci o que é um pudim hj, no preparo, na consistência e o sabor? Um mix de sabor, onde um ingrediente realça o outro e nenhum se sobressai apenas se complementam!
    A textura é a melhor! Veludo.
    Obg por compartilhar eata receita tao maravilhosa.

    Reply
    • Jantinha de Hoje
      Jantinha de Hoje says:

      Puxa Jú! Fiquei muito feliz. Apesar de eu não ser a “dona” da receita, fiquei preocupada quando vc escreveu ontem porque nunca deu errado pra mim e todo mundo que faz, adora. Beijão

      Reply

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *