IMG_9942.JPG

Polvo Quase à Lagareiro

IMG_9939.JPGOi gente!

Amo polvo mas confesso que tinha um pouco de preguiça de fazer porque já li muitas coisas sobre como deixá-lo macio e não sabia se dariam certo.

Bom, escolhi uma que dizem que é a técnica japonesa e não me arrependo nem um pouco. Ficou mega macio!

Estou chamando de “quase” à Lagareiro porque na verdade acho que nunca comi o tradicional e fiz à minha moda, rsrsrs. Na próxima vez, vou colocar um pouco de vinho branco na hora de colocar o polvo no forno, hummmm…já estou até imaginando o cheirinho.

Essa receita serve umas 3 – 4 pessoas se não estiverem com muita fome, rsrsrs. Aqui em casa comemos em 2 porque ficou divino!!!

Bjs e bom apetite!

Obs: gente, depois que postei essa receita, descobri um jeito mega fácil de cozinhar polvo. Coloque-o dentro da panela de pressão com uma cebola descascada e mais nada. Não coloque água. Tampe e leve ao fogo alto. Após pegar pressão, abaixe o fogo e deixe 10 minutos. Tire a pressão e abra a panela. O meu fica tão macio que a impressão que tenho é que se deixar mais vai desmanchar, rsrsrs. Ele solta um caldinho maravilhoso que você pode usar para o preparo de risotos e massas.
IMG_9605-0.JPG
Ingredientes:
1 polvo fresco e limpo
1 cebola cortada ao meio e depois em fatias
Alho picado a gosto (eu coloquei um monte porque adoro!)
Salsinha a gosto (também coloquei bastante, rsrsrs)
3 pimentas vermelhas sem sementes picadas
Azeite a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto

Como Fazer:
Peça para o pessoal da peixaria limpar o polvo para você e quando chegar em casa lave-o bem.
Leve uma panela grande com água para ferver. Ao lado tenha um recipiente com água e bastante gelo em um recipiente.
Quando a água estiver fervendo, mergulhe o polvo por 3 minutos. Retire e coloque-o no gelo. Repita a operação 3 vezes. Depois disso, volte o polvo para panela e deixe cozinhar por 30 minutos ou até que esteja macio. Enquanto isso, prepare as batatas.
Retire o polvo, espere esfriar e corte-o em pedaços.
Aqueça o forno a 200 graus.
Em uma travessa que possa ir ao forno, coloque o polvo, o alho, a salsinha, a cebola, a pimenta e regue com bastante azeite. Tempere com sal e pimenta do reino e misture tudo.
Acrescente as batatas em volta e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos ou até que a cebola e o alho estejam cozidos.

Ingredientes das Batatas ao Murro:
1 kg de batatas (eu usei batata bolinha)

Como Fazer:
Lave bem as batatas e leve para cozinhar em uma panela com água e sal. Depois que ferver, cozinhe por 5 minutos e escorra.
Aqueça o forno a 200 graus.
Coloque as batatas em uma assadeira e leve ao forno até dourarem (uns 30 minutos). Retire, e com um pano (para não se queimar), dê um murro em cada uma delas. Faça isso em uma tábua. Tempere com sal e pimenta do reino (coloquei alecrim também) e junte as batatas ao polvo.

IMG_9937.JPG

IMG_9940.JPG

2 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *